11 98858-2891

notícias

notícias

Você sabe usar a sua bússola ?


Conheça sua bússola

 

Você encontrará dois tipos de bússola para navegação subaquática, a convencional (analógica) ou eletrônica (geralmente integrada ao seu computador de mergulho).

 

A bússola de navegação subaquática convencional possui 4 características básicas:

 

Agulha magnética – geralmente é uma seta impressa em um disco (ou uma agulha) que pode girar livremente e que aponta sempre para o norte magnético do planeta. Esta é a base para a navegação com bússola, pois está sempre apontando para a mesma direção, em que você consegue determinar a posição relativa em relação ao norte.

 

Linha de fé – é uma linha reta, geralmente na cor vermelha, que atravessa o centro da face da bússola. Esta linha deve ajudar a determinar seu curso (direção) durante o deslocamento embaixo d’água e você deve sempre mantê-la alinhada com seu corpo.

 

Bezel/Coroa com os ângulos – o bezel tem marcação de 360 graus, pode ser girado para ambos os lados e possui duas marcações. Uma marcação simples no ângulo de 180 graus e uma marcação dupla em 360 graus. Você utilizará estas marcações para “zerar” o norte da sua bússola e seguir o rumo que desejar.

 

Referências de curso – são as medidas/marcações dos ângulos no bezel. Alguns modelos mostram de 30 em 30 graus e outros somente 0, 90, 180 e 270 graus.

 

Segurando, Ajustando e Navegando com uma Bússola

 

É muito importante segurar e posicionar sua bússola apropriadamente para nadar em linha reta. Caso não faça corretamente, você não navegará com precisão, mesmo tendo ajustado a bússola.

 

Alinhe a linha de fé com o seu corpo, deixando-a na sua frente apontando para a direção que você pretende ir. Deixe a bússola nivelada (na horizontal) para que a agulha magnética possa girar livremente.

 

No caso da bússola ser utilizada no seu punho, estique para frente o braço sem a bússola, dobre o outro braço (com a bússola) segurando na região do cotovelo do braço esticado.

 

Se estiver usando um console com a bússola, segure-a com as duas mãos, alinhada à sua frente.

 

Em ambos os casos trave os braços, mantenha a bússola nivelada e olhe por cima dela. Isto lhe permite uma boa leitura ao mesmo tempo que observa o caminho e possíveis obstáculos.

 

Siga os seguintes passos para uma navegação subaquática em uma linha reta e então retornar para o mesmo ponto de origem:

 

1. Segure a bússola com a linha de fé apontada para o curso desejado (lembre-se de que o seu corpo também tem que estar alinhado com a linha de fé).

 

2. Aguarde a agulha estabilizar (irá apontar para o norte magnético) e então gire o bezel de modo que a marcação dupla se encaixe na ponta da agulha. Chamamos isso de “zerar” o norte e agora você não precisará mais ajustar o bezel.

 

3. Mantendo a bússola estável, a linha de fé alinhada ao seu corpo, comece a nadar e monitore sua bússola mantendo sempre a ponta da agulha entre a marcação dupla do bezel. Desta maneira, você fará um percurso em linha reta.

 

4. Caso a ponta da agulha saia da marcação dupla significa que você está desviando do seu curso. Portanto, gire seu corpo (não gire o seu braço) de forma que a ponta da agulha volte a ficar entre a marcação dupla e continue nadando.

 

5. Ao chegar no seu ponto de interesse, para voltar, você deve girar seu corpo, mantendo a bússola nivelada, até que a ponta da agulha se alinhe com a marcação simples.

 

6. Mantendo a posição correta do teu corpo, nade e mantenha sempre a ponta da agulha na marcação simples. Você estará fazendo o caminho de volta e logo chegará ao ponto de origem.

 

7. Enquanto um mergulhador navega, o seu dupla mantém contato físico e monitora a profundidade. Deve haver uma combinação prévia durante o planejamento do mergulho na superfície (praia ou barco), para que ambos não precisem parar a navegação para um mergulhador comunicar ao outro que precisa descer/subir um pouco.

 

8. O dupla também poderá fazer a contagem de ciclos de pernadas para saber a distância aproximada até chegar ao ponto de interesse. Quando fizerem o caminho recíproco, basta contar o número de pernadas novamente e estarão praticamente no ponto do início do mergulho.

 

 

notícias



contato pelo telefone11 3297.1220

Endereço
AV DR GUILHERME DUMONT VILLARES, 515 LOJA A MORUMBI
SÃO PAULO-SP BRASIL CEP 05640-001

Horário de funcionamento
Segunda a quinta das 09:00 às 20:00
Sexta das 09:00 às 16:00
Sábado das 09:00 às 12:00


contato@tropicaldivebrasil.com.br

ENVIE UMA MENSAGEM PARA A tropical dive brasil