11 98858-2891

notícias

notícias

Reguladores, como funcionam, quais as diferenças ?


Válvula Reguladora de Demanda (ou Regulador)

É aquela que se acopla ao registro e tem como função diminuir a alta pressão do cilindro, para uma baixa pressão ambiente, tornando o ar respirável para o mergulhador. A redução da pressão divide-se em duas etapas. A redução inicial ocorre no 1° estágio do regulador onde a alta pressão proveniente do cilindro é reduzida para uma pressão intermediária constante, entre 140 e 150 PSI (aprox. 9 a 10 Kgf./cm²). O ar sob pressão é transportado por uma mangueira até o 2° estágio redutor, onde será liberado ao mergulhador há uma pressão ambiente.

Existem basicamente dois tipos de primeiro estágio: os de diafragma balanceados; e os de pistão, estes por sua vez podem ser simples ou balanceado.

Podemos definir como primeiros estágios balanceados aqueles que não são afetados pela diminuição de pressão no cilindro, como conseqüência não causam aumento gradativo no esforço respiratório, à medida que o cilindro esvazia.

 

Balanceado X Não Balanceado

Os primeiros estágios dos reguladores com pistão ou diafragma, usam alguns componentes para realizar um equilíbrio. Essa diferença tem haver com o desenho do produto, para que realize uma compensação da pressão fornecida pelo cilindro em relação ao meio ambiente à sua volta. Em um regulador não balanceado, a pressão do cilindro pressiona um componente que ajuda a fornecer o gás. Respirando esse gás, com o tempo, a pressão irá diminuir, consequentemente, isso irá dificultar a atuação deste componente, provocando um menor desempenho.

Reguladores com primeiro estágio balanceado, possuem uma câmara balanceada, que assegura um fornecimento de gás com pressão constante ao segundo estágio. Isso permite ao mergulhador respirar mais facilmente, mesmo com pressões baixas no cilindro de mergulho.

A maioria dos mergulhadores até ano 2000, procuravam um regulador com primeiro estágio equilibrado.

Há vantagens e desvantagens em cada um, mas no final, você vai encontrar os dois modelos de reguladores top de linha disponíveis no mercado.
    Os primeiros estágios fabricados com pistão, geralmente detêm menos componentes móveis que os modelos fabricados com diafragma. Isso às vezes, torna uma revisão mais fácil e rápida.
    O modelo com diafragma separa o interior do regulador da água. Isso reduz a oxidação interna e acúmulo de elementos contaminantes. Para obter esse ponto comum, o regulador com pistão, requer a necessidade de isolamento da câmara.
    Um segundo estágio tradicional, atua com uma mola forte o bastante para segurar para trás, toda a pressão do primeiro estágio. Essa mola empurra de encontro ao mecanismo do assento para parar o fluxo de gás até que o mergulhador respire. Quando o mergulhador respira um regulador com diafragma, o gás é puxado para frente e de encontro a alavanca, que por sua vez, comprime a mola e puxa para trás o assento, permitindo assim, que o ar flua.
    Primeiro estágio com pistão atende melhor aos projetos que contenham o giro de mangueiras. Uma das configurações mais comuns, oferece cinco portas de baixa pressão, enquanto que a maioria dos modelos com diafragma oferecem apenas quatro.
    Técnicos qualificados podem ajustar um regulador com diafragma de forma relativamente fácil e com poucas ferramentas. A maioria dos modelos com pistão, necessitam serem totalmente desmontados para realizar qualquer ajuste.


 

 

notícias



contato pelo telefone11 3297.1220

Endereço
AV DR GUILHERME DUMONT VILLARES, 515 LOJA A MORUMBI
SÃO PAULO-SP BRASIL CEP 05640-001

Horário de funcionamento
Segunda a quinta das 09:00 às 20:00
Sexta das 09:00 às 16:00
Sábado das 09:00 às 12:00


contato@tropicaldivebrasil.com.br

ENVIE UMA MENSAGEM PARA A tropical dive brasil